NOTÍCIAS


CTC: Para que serve e como conseguir a Certidão de Tempo de Contribuição?

CTC: Para que serve e como conseguir a Certidão de Tempo de Contribuição?

Vou explicar tudo sobre a CTC: o que é, para que serve, como conseguir, como analisar e como averbar corretamente o tempo de contribuição.

Você sabe o que é a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)? Se você já trabalhou um período no serviço público e outro na iniciativa privada, este documento pode antecipar ou até aumentar o valor da sua aposentadoria.

Porém, muitas pessoas com direito à CTC nem sabem o que é ou para que serve este documento.

Em outros casos, até sabem o que é ou para que serve, mas não sabem como consegui-la.

E o mais comum: alguns trabalhadores até conseguem a CTC, mas não sabem analisar se ela foi emitida corretamente ou que fazer para “averbar” o tempo de contribuição e antecipar ou aumentar o valor da aposentadoria.

Por isso, hoje eu vou explicar tudo sobre a CTC: o que é, para que serve, como conseguir, como analisar e como averbar corretamente o seu tempo de contribuição.

O que é a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

A CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) é um documento por meio do qual o segurado pode provar o tempo de contribuição perante um Regime de Previdência Social.

Agora que você já sabe o que é a CTC, precisa saber quem pode emiti-la.

Quem pode emitir a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

A CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) pode ser emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pela unidade gestora do respectivo Regime Próprio.

Esta “unidade gestora” normalmente é uma autarquia ou fundo criado especificamente para gerenciar o Regime Próprio. É o caso, por exemplo, do SPPREV no Estado de São Paulo e do IPREV no Estado do Maranhão.

Aliás, é muito comum alguns Estados e Municípios com Regime Próprio usarem o nome IPAM ou IPREV para suas unidades gestoras.

Mas o nome não é relevante. O importante é que esta autarquia ou fundo tenha sido criado com a finalidade específica de administrar e gerir o respectivo Regime Próprio daquele ente federativo.

Situações excepcionais

Excepcionalmente, a CTC também pode ser emitida pelo próprio órgão onde o servidor público trabalhou. É o caso, por exemplo, de situações nas quais a unidade gestora só foi criada depois do vínculo do segurado no serviço público e não tem as informações referentes às suas contribuições.

Porém, nestas hipóteses excepcionais, a CTC precisa ser homologada pela respectiva unidade gestora.

Quem tem direito à CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

A CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) foi criada para garantir o direito constitucional à contagem recíproca de tempo de contribuição.

O nome parece difícil, mas não é tão difícil de entender. Então o que é esse direito constitucional à contagem recíproca de tempo de contribuição?

Este direito está previsto pela Constituição Federal e garante que os períodos de diferentes regimes sejam somados para a concessão de uma aposentadoria.

Portanto, tem direito à contagem recíproca aquelas pessoas que trabalharam em mais de um regime de previdência social durante a sua vida laboral.

É o caso daquelas pessoas que trabalharam:

1. Vinculadas ao INSS em um período a um Regime Próprio (Município, Estado, Distrito Federal ou União Federal) em outro; ou
2. Vinculadas a um Regime Próprio em um período e a outro Regime Próprio em outro período (por exemplo, trabalharam um tempo como servidores efetivos da Prefeitura e outro como servidores efetivos do Estado).

Portanto, toda pessoa que já contribuiu para algum Regime de Previdência social tem direito à CTC.
Porém, o exercício deste direito é realmente útil para aquelas pessoas que trabalharam em mais de um Regime de Previdência Social.

Para que serve a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

Como eu disse antes, a Constituição Federal garante o direito à contagem recíproca de tempo de contribuição. Portanto, uma pessoa que deseja se aposentar em um determinado Regime de Previdência Social tem o direito de “levar” o seu tempo de contribuição de outro regime.

E a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) serve justamente para “levar” o tempo de contribuição de um regime de previdência social para outro.

Na prática, a CTC pode ser útil em pelo menos 3 situações:

1. Levar um tempo de contribuição do Regime Próprio (servidor público) para o Regime Geral de Previdência Social (INSS);
2. Levar um período de contribuição do Regime Geral (INSS) para o Regime Próprio de Previdência Social (servidor público); ou
3. Levar um período de contribuição do Regime Próprio (servidor público) para outro Regime Próprio (servidor público).

Exemplo

Imagine, por exemplo, que uma mulher tenha começado a trabalhar aos 20 anos de idade com carteira assinada em uma loja.

Ela permaneceu trabalhando nessa loja e contribuindo com o INSS durante 10 anos.

Em seguida, assumiu um cargo efetivo em uma Prefeitura com Regime Próprio de Previdência Social. E passou mais 10 anos contribuindo com esse Regime Próprio.

Após este período, deixou o serviço público e decidiu empreender. Assim, passou a contribuir com o INSS como autônoma (contribuinte individual).

Faltando pouco tempo para a sua aposentadoria, esta mulher resolveu fazer um planejamento previdenciário para encontrar a melhor regra para a sua aposentadoria com o melhor valor possível.
A melhor regra para a aposentadoria depende de cada caso e um planejamento previdenciário realizado com acompanhamento de um advogado especialista pode ajudar a encontrá-la.

No caso dessa mulher, ela descobriu que a melhor regra seria a da aposentadoria por tempo de contribuição com pedágio de 50%.

Como faltavam 2 anos para a sua aposentadoria na data da reforma da previdência (13/11/2019), ela precisaria de 31 anos de contribuição para se aposentar por essa regra (30 anos + 1 ano de pedágio).
Por conta do direito à contagem recíproca, ela poderia “levar” aqueles seus 10 anos de contribuição para o Regime Próprio da Prefeitura para o INSS.

Dessa forma, ao somar os 10 primeiros anos referentes ao seu trabalho na loja com os 10 anos na Prefeitura, ela vai precisar apenas de mais 11 anos como contribuinte individual.
E só é possível “levar” esses 10 anos do Regime Próprio para o INSS com a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição).

CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) serve para averbar atividade especial?

Para fins de aposentadoria, atividade especial é aquela exercida sob condições:

• Insalubres (com exposição a agentes físicos, biológicos ou periculoso); ou
• Periculosas (com risco à saúde ou à vida).

É o caso, por exemplo, dos profissionais da saúde e daqueles que trabalham com exposição a ruído excessivo, eletricidade ou em contato com produtos cancerígenos.

A pessoa que exerce atividade especial pode ter direito à aposentadoria especial. Para isso, precisa cumprir o tempo mínimo de contribuição integralmente em atividade especial.

Caso não preencha integralmente os requisitos da aposentadoria especial, pode pedir a conversão do tempo especial para ganhar um tempo “fictício” a mais na sua aposentadoria.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os servidores públicos também têm direito à conversão de tempo especial.

É possível averbar uma atividade especial de um regime em outro

Sim! É possível utilizar a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) para averbar uma atividade especial exercida em um Regime de Previdência Social em outro.

Ou seja, o direito constitucional à contagem recíproca também abrange a conversão de tempo especial.
Portanto, se você trabalhou sob condições especiais vinculado a um Regime de Previdência Social, pode levar esse tempo especial para outro regime e pedir a respectiva conversão com a CTC.

Para isso, a CTC precisa conter a informação de que aquele determinado período foi exercido sob condições especiais.

Além disso, esta informação quanto à atividade especial deve especificar exatamente qual período foi trabalhado sob condições especiais (de “data a data”).

Por exemplo, a CTC deve informar que de 01/01/2005 a 31/07/2008, a atividade foi exercida sob condições especiais. Não basta a informação genérica sem a especificação das datas.

Por fim, cabe ao Regime Próprio de destino decidir se o segurado tem ou não direito à conversão. Ou seja, a simples informação de que a atividade foi exercida sob condições especiais não garante a conversão.

Além de apresentar a CTC com esta informação, você deve provar ao órgão previdenciário perante o qual pretende se aposentar que a sua atividade realmente foi exercida sob condições especiais.

Se você quiser saber como provar uma atividade especial, eu recomendo que leia o nosso guia completo sobre a aposentadoria especial.

A CTC também pode incluir as atividades de risco (periculosidade)?

Como eu disse, há 2 tipos de atividades especiais:

1. Atividades insalubres; e
2. Atividades periculosas.

As atividades periculosas, também chamadas de atividades de risco, são aquelas exercidas com risco à saúde ou à vida.

É o caso, principalmente, dos profissionais de segurança, como é o caso dos vigilantes.
Recentemente, inclusive, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que os vigilantes têm direito à aposentadoria especial, mesmo que não usem arma de fogo.

Entretanto, o INSS e os Regimes Próprios ainda são muitos resistentes em reconhecer esse direito. Por isso, ainda costumam rejeitar a contagem como tempo especial da atividade exercida sob condições de periculosidade.

Dessa forma, cada caso deve ser analisado individualmente por um especialista para entender se é possível a averbação da atividade especial de risco com a CTC.

CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) da pessoa com deficiência

A pessoa com deficiência possui regras diferenciadas que permitem uma aposentadoria mais cedo.

Para se aposentar por tempo de contribuição, a pessoa com deficiência precisa de:

• 25 anos de contribuição (para os homens) ou 20 anos de contribuição (para as mulheres), se a deficiência for grave;
• 29 anos de contribuição (para os homens) ou 24 anos de contribuição (para as mulheres), se a deficiência for moderada;
• 33 anos de contribuição (para os homens) ou 28 anos de contribuição (para as mulheres), se a deficiência for leve.
Para se aposentar por idade, a pessoa com deficiência precisa de:
• 60 anos de idade, se homem;
• 55 anos de idade, se mulher;
• 15 anos de contribuição; e
• 15 anos de deficiência.

E é possível usar a CTC para levar o tempo de contribuição exercido com alguma deficiência em um Regime de Previdência Social para outro.

Vale observar que a Constituição Federal também garante a aposentadoria com regras diferenciadas para os servidores públicos com deficiência.

CTC e vínculos simultâneos (concomitantes)

Imagine que uma pessoa esteja vinculada a dois regimes de Previdência Social ao mesmo tempo. Por exemplo, um professor vinculado ao INSS por conta de vínculo com uma escola particular e ao Regime Próprio do seu Estado como servidor público efeito.

Este professor se vinculou simultaneamente ao INSS e ao Regime Próprio e já tem 20 anos de contribuição em cada um destes regimes. Será possível somar esses 20 anos em cada regime para totalizar 40 anos de contribuição com a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

A resposta é não. Não é possível a utilização da CTC para a soma de períodos de contribuição simultâneos (concomitantes).

Ou seja, a CTC só serve para a soma de tempo de contribuição em momentos diferentes. No caso deste professor, ele só poderia somar os 20 anos do INSS com os 20 anos do Regime Próprio se os vínculos tivessem ocorrido em momentos diferentes.

É possível a emissão de CTC fracionada?

Agora imagine que o mesmo professor do exemplo anterior tenha começado a trabalhar na iniciativa privada em 1988. Após 5 anos, em 1995, ele é aprovado em um concurso público estadual e se torna servidor público efetivo vinculado ao Regime Próprio do seu Estado.

Porém, ele continua trabalhando na iniciativa privada, passando a estar vinculado aos 2 regimes a partir de então (INSS e Regime Próprio).

Em 2020, este professor já soma 32 anos de contribuição no Regime Geral e 25 anos no Regime Próprio.
Mas suponha que, após um planejamento previdenciário, ela tenha concluído que a aposentadoria pelo Regime Próprio é mais vantajosa e que ele precisa apenas somar 30 anos de contribuição para pedi-la.

Será possível a emissão de uma CTC fracionada pelo INSS para “levar” os 5 anos de contribuição do Regime Geral para o Regime Próprio?

A resposta é sim! É possível a emissão de CTC fracionada para levar um determinado vínculo (ou fração deste vínculo) para o outro regime, permanecendo no regime de origem o restante do tempo de contribuição.

Assim, este professor pode “levar” 5 anos do Regime Geral para se se aposentar pelo Regime Próprio e ainda permanecer com os demais 27 anos no Regime Geral para usar posteriormente em uma aposentadoria pelo INSS.

Resistência de alguns Regimes Próprios

No INSS, esta possibilidade de emissão da CTC fracionada já é pacificada. Ou seja, o INSS não costuma criar nenhum obstáculo para emiti-la, mas você deve formular o requerimento de forma específica e fundamentada.

Porém, alguns Regimes Próprios ainda são bem resistentes quanto a este direito do segurado. Nesta situação, caso a unidade gestora do Regime Próprio venha a negar a emissão da CTC fracionada, o caminho será recorrer ao Poder Judiciário com auxílio de um advogado especialista.

A CTC fracionada pode ser usada em mais de um regime?

Imagine, por exemplo, que uma pessoa tenha trabalhado um período vinculada ao INSS, outro período vinculada ao Regime Próprio da Prefeitura e outro vinculada ao Regime Próprio do Estado.
Suponha que, após o planejamento previdenciário, tenha concluído que é melhor se aposentar pelos Regimes Próprios da Prefeitura e do Estado.

Será possível emitir uma CTC fracionada do INSS para acrescentar um tempo ao Regime Próprio da Prefeitura e outro ao Regime Próprio do Estado?

A resposta é sim. A legislação autoriza a utilização da CTC fracionada em até 2 regimes diferentes de Previdência Social. Porém, esta CTC deve conter o período integral de contribuição, bem como os períodos a serem aproveitados em cada um dos regimes, conforme indicação do segurado.

Quando é vedada a emissão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

A legislação previdenciária proíbe a emissão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) para a contagem de:

• Tempo de contribuição entre regimes diferentes quando simultâneos (concomitantes);
• Período já utilizado para a concessão de aposentadoria em qualquer regime;
• Tempo fictício;
• Conversão de tempo especial;
• Período de filiação a outro regime; e
• Período como titular de cargo não efetivo, salvo se anterior a 16/12/1998.

Em relação às atividades especiais, não é possível a conversão na própria CTC. Porém, a CTC deve informar que a atividade foi exercida sob condições especiais para que o regime previdenciário de destino providencie a respectiva conversão.

A CTC pode ser emitida para servidor público da ativa?

A legislação só permite a emissão de CTC para ex-servidor. Ou seja, o servidor público da ativa não tem direito à emissão de CTC pelo órgão ao qual ainda está vinculado.

Caso o servidor acumule mais de um cargo efetivo no mesmo ente federativo, só poderá emitir a CTC em relação ao tempo de contribuição no cargo do qual se exonerou ou foi demitido.

Apenas na hipótese de filiação ao INSS por conta da legislação do ente federativo ao qual vinculado, a unidade gestora poderá emitir a CTC quanto ao período de vinculação a regime próprio, ainda que o servidor não esteja exonerado ou demitido.

Porém, nesta hipótese, a CTC somente poderá ser utilizada para a obtenção de aposentadoria pelo Regime Geral (INSS) referente ao cargo a que se refere a certidão.

Além disso, esta CTC vai gerar a vacância do cargo público a partir de uma das seguintes datas:

• Da data em que o servidor teve ciência da concessão da aposentadoria pelo INSS;
• Do recebimento, pelo ente federativo, da comunicação sobre a concessão da aposentadoria; ou
• Da data em que o ente federativo teve ciência da concessão de aposentadoria por qualquer outro meio.

Como conseguir a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?


Cada Regime de Previdência Social tem seu próprio procedimento interno para a emissão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição).

Portanto, a forma de obtenção da CTC pode variar a depender do regime. Porém, em geral, a CTC é emitida a partir de requerimento formal do interessado, que deve esclarecer de forma fundamentada a finalidade do documento e os motivos do pedido.

Além disso, eu recomendo que você apresente os documentos que comprovem o vínculo a ser anotado na CTC:

• Contratos de trabalho;
• Carteiras de trabalho;
• Portarias de nomeação e exoneração;
• Entre outros.

Procedimento no INSS

Caso a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) a ser emitida seja de vínculos com o INSS, o pedido pode ser realizado pela internet, através da Plataforma Meu INSS.

Se você tiver alguma dificuldade para se cadastrar ou acessar a plataforma, eu recomendo que leia o nosso Guia Completo sobre o Meu INSS ou entre em contato com um advogado especialista em INSS.

Após acessar o Meu INSS, você deve procurar a opção Certidão de Tempo de Contribuição (CTC):

Após escolher esta opção, você deve Solicitar CTC, avançar e anexar os documentos necessários, inclusive requerimento formal pelo qual esclarece de forma fundamentada a finalidade e os motivos do pedido.

O órgão previdenciário não quer emitir a CTC. O que fazer?

O que acontece se o INSS ou o respectivo regime próprio se negar a emitir a CTC ou atrasar injustificadamente a sua emissão?

Nesta hipótese, você pode procurar um advogado especialista para apresentar uma ação judicial contra o respectivo órgão previdenciário, exigindo que a CTC seja emitida.

Como saber se a CTC foi está correta?

Como há diversas portarias e orientações do Governo Federal, a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) costuma ser emitida corretamente na maioria das vezes.

Porém, também há casos em que a CTC é emitida com problemas. Portanto, acaba sendo rejeitada no pedido de aposentadoria. Isso pode atrasar ou até mesmo diminuir o valor do benefício.

Mas como saber se a CTC foi emitida corretamente? Essa análise deve ser feita em 3 etapas:

1. Elementos negativos da CTC;
2. Elementos obrigatórios da CTC; e
3. Análise do conteúdo.

Vou explicar cada uma dessas etapas para que você entenda de forma mais clara.
Elementos negativos da CTC

Em primeiro lugar, a CTC não pode conter:

• Espaços em branco;
• Emendas;
• Rasuras; ou
• Entrelinhas.

Ou seja, para ter validade, a CTC deve estar completamente íntegra.

Elementos obrigatórios da CTC

Além disso, há uma série de informações obrigatórias que a CTC deve conter:

• Órgão expedidor;
• Nome do servidor, matrícula, RG, CPF, sexo, data de nascimento, filiação, PIS ou PASEP, cargo efetivo, lotação, data de admissão e data de exoneração ou demissão;
• Período de contribuição ao RPPS, de data a data, compreendido na certidão;
• Fonte da informação (em regra, deve ser o registro de assentos funcionais do servidor);
• Discriminação da frequência durante o período abrangido pela certidão, indicadas as alterações existentes, tais como faltas, licenças, suspensões e outras ocorrências;
• Soma do tempo líquido (equivalente ao tempo bruto em dias, inclusive o dia adicional dos anos bissextos, com desconto das faltas, suspensões, disponibilidade, licenças e outros afastamentos sem remuneração);
• Declaração expressa do servidor responsável pela emissão da certidão, indicando o tempo líquido de efetiva contribuição em dias e o equivalente em anos, meses e dias, considerando-se o mês de 30 e o ano de 365 dias;
• Assinatura do responsável pela emissão da certidão e do dirigente do órgão expedidor;
• Indicação da lei que assegure a aposentadoria ao servidor, com aproveitamento de tempo de contribuição prestado em atividade vinculada ao RGPS ou a outro RPPS;
• Relação das remunerações de contribuição por competência, a partir de julho de 1994 ou desde o início da contribuição, se posterior àquela competência, em anexo; e
• Homologação da unidade gestora do RPPS, caso a CTC seja emitida por outro órgão da administração do ente federativo.

As assinaturas podem ser eletrônicas, mediante certificação digital.

Análise do conteúdo

Após verificar que não há nenhum elemento negativo e que todos os elementos obrigatórios estão presentes, você deve examinar o conteúdo da CTC.

Ou seja, a CTC realmente reflete o seu tempo de contribuição? As datas e remunerações informadas na CTC estão corretas?

Você pode fazer essa análise mediante o confronto da CTC com outros documentos funcionais, como a sua portaria de nomeação, de exoneração e de licenças, bem como com os seus contracheques.
Em caso de dúvida, uma consulta previdenciária pode ajudá-lo a entender a sua CTC.

É possível a revisão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)?

Sim! É possível a revisão da CTC, inclusive para fracionamento de períodos. Porém, para isto, o segurado deve devolver a certidão original e apresentar novo requerimento formal devidamente fundamentado.

Obviamente, a revisão ou fracionamento só será possível se o período ainda não tiver sido utilizado para obtenção de aposentadoria ou averbação em outro regime.

Além de devolver a certidão original e de apresentar novo requerimento formal, o segurado ainda precisa fornecer declaração emitida pelo regime previdenciário a que se destinava a certidão com informações sobre a sua utilização ou não e, em caso afirmativo, para que finalidade.

Como averbar o tempo de contribuição da CTC?

Cada órgão previdenciário possui as suas próprias regras para a averbação de tempo de contribuição. Ou seja, cada órgão pode ter o seu próprio procedimento interno.

Entretanto, de forma geral, a averbação deve ser feita mediante apresentação de requerimento formal dirigido ao INSS ou à unidade gestora do Regime Próprio pelo qual pretende se aposentar, acompanhado da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) e dos respectivos anexos:

• Relação de remunerações de contribuições; e
• Declaração de tempo de contribuição.

Ou seja, primeiro você deve providenciar a CTC. Em seguida, deve elaborar um requerimento formal por meio do qual elenca os motivos e fundamentos jurídicos pelos quais o período deve ser averbado.

Aviso importante: o requerimento deve ser dirigido ao INSS ou à unidade gestora do Regime Próprio pelo qual você pretende se aposentar. Afinal, é este órgão previdenciário que deve reconhecer o seu tempo de contribuição para conceder ou aumentar o valor da sua aposentadoria.

Por fim, também é essencial apresentar os anexos obrigatórios (relação de remunerações e declaração de tempo de contribuição). A relação de remunerações vai permitir que o valor da sua aposentadoria seja calculado corretamente e a declaração vai validar a sua CTC.

Quando averbar o tempo de contribuição da CTC?

Ao contrário do que muitos pensam e até mesmo do entendimento de algumas unidades gestoras, o tempo de contribuição da CTC pode ser averbado a qualquer tempo.

E eu recomendo que essa averbação seja providenciada quanto antes para evitar atrasos no momento de concessão da aposentadoria.

Ou seja, você pode optar entre providenciar a averbação a qualquer momento ou esperar a hora da aposentadoria. Mas o ideal é que seja feita de forma antecipada.

Procedimento no INSS

Caso a sua aposentadoria seja pelo INSS e você precise “levar” o tempo de contribuição de outro regime, o procedimento pode ser feito pela internet, através da Plataforma Meu INSS.

Se você tiver alguma dificuldade para se cadastrar ou acessar a plataforma, eu recomendo que leia o nosso Guia Completo sobre o Meu INSS ou entre em contato com um advogado especialista em INSS.

Se você optar por fazer a averbação apenas no momento da aposentadoria, o que eu não recomendo, deve anexar a CTC e os demais anexos obrigatórios ao seu requerimento de aposentadoria e pedir de forma fundamentada a averbação.

Porém, se optar por fazer a averbação de forma antecipada, o que eu considero ideal para evitar atrasos na aposentadoria, deve seguir o passo a passo abaixo:

Após acessar a Plataforma Meu INSS, você deve pesquisar a opção Atualização de Dados Cadastrais:

Após escolher esta opção, você deve Atualizar os seus dados e Avançar.

Ao chegar na página Atualização de Dados Cadastrais – Atendimento à distância, você deve preencher as suas informações de contato, procurar pela opção Você deseja incluir ou atualizar sua atividade? e escolher Sim.

Agora você deve anexar a CTC com a relação de remunerações, a declaração de tempo de contribuição e a petição fundamentada onde você explicar os motivos pelos quais tem direito à averbação.

Por fim, basta avançar novamente. E pronto! A averbação foi solicitada e só resta aguardar a análise do INSS.

Conclusão

Como você percebeu, a CTC é um documento importantíssimo que pode antecipar ou até mesmo aumentar o valor da aposentadoria.

Portanto, é ideal que você providencie esse documento quanto antes. Ou seja, você não deve deixar para última, apenas no momento da aposentadoria, para buscá-lo.

Além disso, para evitar atrasos ou prejuízos na aposentadoria, você deve verificar se a CTC foi realmente emitida da forma correta.

Por fim, também é essencial que, após a emissão da CTC, você providencie a correspondente averbação do tempo de contribuição perante o regime pelo qual pretende se aposentar.

Caso você tenha alguma dúvida em relação à emissão, análise ou averbação do tempo de contribuição, um advogado especialista pode ajudá-lo a planejar ou obter uma aposentadoria com valor justo no momento correto.

Por: Danilo Lemos, Advogado especialista em Direito Previdenciário (OAB/MA nº 18.469), com pós-graduação pela Escola Paulista de Direito (EPD). Autor de diversos artigos sobre Direito Previdenciário. Sócio do escritório Lemos de Miranda Advogados.

Fonte: Lemos de Miranda

Fonte: Gabriel Dau (Jornal contábil)
















Entenda o que é acerto pós-perícia do INSS e como resolver
Entenda o que é acerto pós-perícia do INSS e como resolver
Ler mais
Vacinados, mas com cuidados, idosos começam a voltar à ativa
Vacinados, mas com cuidados, idosos começam a voltar à ativa
Ler mais
Donas de casa podem se aposentar pelo INSS?
Donas de casa podem se aposentar pelo INSS?
Ler mais
Previdência acelera análise e reduz fila do auxílio-doença do INSS
Previdência acelera análise e reduz fila do auxílio-doença do INSS
Ler mais
Auxílio-doença indeferido: O que significa e como recorrer?
Auxílio-doença indeferido: O que significa e como recorrer?
Ler mais
Alexandre Garcia: Trabalho e Previdência têm ligação umbilical com recuperação pós-pandemia
Alexandre Garcia: Trabalho e Previdência têm ligação umbilical com recuperação pós-pandemia
Ler mais
CTC: Para que serve e como conseguir a Certidão de Tempo de Contribuição?
CTC: Para que serve e como conseguir a Certidão de Tempo de Contribuição?
Ler mais
Após 30 anos, segurado recebe auxílio-acidente
Após 30 anos, segurado recebe auxílio-acidente
Ler mais
Comissão debate fortalecimento de instituições que abrigam idosos
Comissão debate fortalecimento de instituições que abrigam idosos
Ler mais
Carta de repúdio
Carta de repúdio
Ler mais
Álcool e diabetes: qual a relação? Números crescem na pandemia
Álcool e diabetes: qual a relação? Números crescem na pandemia
Ler mais
Saiba se deve fazer a prova de vida do INSS até este sábado (31)
Saiba se deve fazer a prova de vida do INSS até este sábado (31)
Ler mais
Frente fria vinda do Sul derruba temperatura no DF no fim de semana
Frente fria vinda do Sul derruba temperatura no DF no fim de semana
Ler mais
 ALERTA! Golpe do motoboy: operação cumpre mandados de busca e apreensão na casa de dois suspeitos de enganar idosos no DF
ALERTA! Golpe do motoboy: operação cumpre mandados de busca e apreensão na casa de dois suspeitos de enganar idosos no DF
Ler mais
Até quando? Idosa de 80 anos morre vítima de maus-tratos em Brasília; filho é suspeito
Até quando? Idosa de 80 anos morre vítima de maus-tratos em Brasília; filho é suspeito
Ler mais
Terceira onda no Distrito Federal está próxima, alerta infectologista
Terceira onda no Distrito Federal está próxima, alerta infectologista
Ler mais
Qual a idade mínima para a mulher se aposentar em 2021?
Qual a idade mínima para a mulher se aposentar em 2021?
Ler mais
INSS: Beneficiários podem receber abono extra de R$ 2 mil
INSS: Beneficiários podem receber abono extra de R$ 2 mil
Ler mais
Descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados pode gerar punições a partir deste domingo
Descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados pode gerar punições a partir deste domingo
Ler mais
Veja quando é possível receber benefício sem pagar o INSS
Veja quando é possível receber benefício sem pagar o INSS
Ler mais
Cobrança do INSS após renúncia de benefício gera dano moral
Cobrança do INSS após renúncia de benefício gera dano moral
Ler mais
Aposentada por invalidez teme perder o benefício
Aposentada por invalidez teme perder o benefício
Ler mais
Agosto começa com 12,5°C; frio deve ficar até fim de setembro, diz meteorologista
Agosto começa com 12,5°C; frio deve ficar até fim de setembro, diz meteorologista
Ler mais
A dura luta diária para driblar a carestia com alta no preço dos alimentos
A dura luta diária para driblar a carestia com alta no preço dos alimentos
Ler mais
Justiça impede suspensão de auxílio-doença do INSS sem perícia
Justiça impede suspensão de auxílio-doença do INSS sem perícia
Ler mais
Joguinhos virtuais estimulam a atenção de idosos na pandemia
Joguinhos virtuais estimulam a atenção de idosos na pandemia
Ler mais
Pacientes de farmácias de alto custo sofrem com desfalques de remédios
Pacientes de farmácias de alto custo sofrem com desfalques de remédios
Ler mais
Recebo benefício do INSS, posso abrir um MEI?
Recebo benefício do INSS, posso abrir um MEI?
Ler mais
Cobrança indevida de 25% de aposentados no exterior
Cobrança indevida de 25% de aposentados no exterior
Ler mais
Aposentados vão ou não receber o 14º salário do INSS este ano?
Aposentados vão ou não receber o 14º salário do INSS este ano?
Ler mais
Ibaneis sanciona lei com política distrital de apoio às pessoas com alzheimer
Ibaneis sanciona lei com política distrital de apoio às pessoas com alzheimer
Ler mais
Saiba o que esperar do julgamento no STF da revisão da vida toda do INSS
Saiba o que esperar do julgamento no STF da revisão da vida toda do INSS
Ler mais
Comissão aprova pensão para filhos afastados de pais com hanseníase antes de 1986
Comissão aprova pensão para filhos afastados de pais com hanseníase antes de 1986
Ler mais
Entenda o que é e como funciona a carência do INSS
Entenda o que é e como funciona a carência do INSS
Ler mais
Como saber sobre o meu benefício pela plataforma “Meu INSS”?
Como saber sobre o meu benefício pela plataforma “Meu INSS”?
Ler mais
Lei autoriza que farmácias do DF recebam receitas em formato digital
Lei autoriza que farmácias do DF recebam receitas em formato digital
Ler mais
Entra em vigor lei que proíbe celebração de empréstimos com idosos por telefone
Entra em vigor lei que proíbe celebração de empréstimos com idosos por telefone
Ler mais
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre honorários periciais
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre honorários periciais
Ler mais
CCJ aprova gratuidade em segunda via de documentos a idosos
CCJ aprova gratuidade em segunda via de documentos a idosos
Ler mais
Idosos e aposentados têm descontos que desconhecem.
Idosos e aposentados têm descontos que desconhecem.
Ler mais
Contagem de tempo em dobro para fins de aposentadoria
Contagem de tempo em dobro para fins de aposentadoria
Ler mais
INSS: Quais os motivos para ter seu benefício cortado e não cair no erro
INSS: Quais os motivos para ter seu benefício cortado e não cair no erro
Ler mais
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados?
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados?
Ler mais
Com ventos moderados, sexta-feira amanhece com sensação térmica de 4°C
Com ventos moderados, sexta-feira amanhece com sensação térmica de 4°C
Ler mais
DF regulamenta novo cartão de identificação de pessoas com deficiência
DF regulamenta novo cartão de identificação de pessoas com deficiência
Ler mais
Quem mora no exterior pode pagar o INSS no Brasil?
Quem mora no exterior pode pagar o INSS no Brasil?
Ler mais
Isenção tributária para portadores de doenças graves, saiba tudo
Isenção tributária para portadores de doenças graves, saiba tudo
Ler mais
4 coisas que o INSS não te conta para facilitar a sua solicitação de aposentadoria
4 coisas que o INSS não te conta para facilitar a sua solicitação de aposentadoria
Ler mais
Aposentadoria: Posso converter tempo especial em comum?
Aposentadoria: Posso converter tempo especial em comum?
Ler mais
Seguridade aprova prazo de 30 dias para perícia domiciliar em idoso enfermo
Seguridade aprova prazo de 30 dias para perícia domiciliar em idoso enfermo
Ler mais
Comissão debate entraves no acesso ao Benefício de Prestação Continuada
Comissão debate entraves no acesso ao Benefício de Prestação Continuada
Ler mais
Comissão debate diretrizes para composição dos conselhos de idosos
Comissão debate diretrizes para composição dos conselhos de idosos
Ler mais
Parcelamento deve atingir 1 em cada 10 precatórios do INSS
Parcelamento deve atingir 1 em cada 10 precatórios do INSS
Ler mais
Aposentados do INSS: cuidado com os golpes aplicados por ligações de celular
Aposentados do INSS: cuidado com os golpes aplicados por ligações de celular
Ler mais
Liberação do abono extra de R$ 2 mil aos aposentados do INSS
Liberação do abono extra de R$ 2 mil aos aposentados do INSS
Ler mais
Sábado chegou! Vamos curtir  um bom filme ou exercitar a memória!
Sábado chegou! Vamos curtir um bom filme ou exercitar a memória!
Ler mais
A FAP/DF deseja a todos os pais um FELIZ DIA DOS PAIS!
A FAP/DF deseja a todos os pais um FELIZ DIA DOS PAIS!
Ler mais
Saiba como é o cálculo do INSS em atraso
Saiba como é o cálculo do INSS em atraso
Ler mais
Como pagar o INSS se estou desempregado?
Como pagar o INSS se estou desempregado?
Ler mais
Vacinados há mais de 6 meses devem se preocupar com proteção?
Vacinados há mais de 6 meses devem se preocupar com proteção?
Ler mais
Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em idosos
Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em idosos
Ler mais
Comissão da Reforma Administrativa debate regime próprio de Previdência
Comissão da Reforma Administrativa debate regime próprio de Previdência
Ler mais
Comissão aprova projeto que isenta do Imposto de Renda a aposentadoria das pessoas com deficiência
Comissão aprova projeto que isenta do Imposto de Renda a aposentadoria das pessoas com deficiência
Ler mais
Comissão discute implementação de políticas públicas para idosos no meio rural
Comissão discute implementação de políticas públicas para idosos no meio rural
Ler mais
Pente-fino do INSS corta benefícios em 60 dias e trava novos pedidos
Pente-fino do INSS corta benefícios em 60 dias e trava novos pedidos
Ler mais
Idoso vítima de golpe com nota de R$ 420 é ressarcido por empresa de roupas
Idoso vítima de golpe com nota de R$ 420 é ressarcido por empresa de roupas
Ler mais
Comissão aprova projeto que garante ajuda de custo a paciente do SUS que se trata em outra cidade
Comissão aprova projeto que garante ajuda de custo a paciente do SUS que se trata em outra cidade
Ler mais
Saiba garantir a aposentadoria por invalidez do INSS na Justiça
Saiba garantir a aposentadoria por invalidez do INSS na Justiça
Ler mais
Peritos do INSS decidem sobre greve nesta quinta (12)
Peritos do INSS decidem sobre greve nesta quinta (12)
Ler mais
Assistentes sociais reclamam de dificuldades na obtenção do Benefício de Prestação Continuada
Assistentes sociais reclamam de dificuldades na obtenção do Benefício de Prestação Continuada
Ler mais
CoronaVac: Chile vai aplicar terceira dose. Brasil fará o mesmo?
CoronaVac: Chile vai aplicar terceira dose. Brasil fará o mesmo?
Ler mais
INSS divulga nova regras para o pente-fino
INSS divulga nova regras para o pente-fino
Ler mais
INSS convoca para perícia beneficiários afastados há mais de 6 meses
INSS convoca para perícia beneficiários afastados há mais de 6 meses
Ler mais
Covid-19: internação entre idosos vacinados cai em até 46,7%
Covid-19: internação entre idosos vacinados cai em até 46,7%
Ler mais
Comissão aprova cota para artistas de baixa renda e idosos em produções financiadas com recursos públicos
Comissão aprova cota para artistas de baixa renda e idosos em produções financiadas com recursos públicos
Ler mais
Comissão debate cobertura do uso de medicamento oral e domiciliar contra o câncer
Comissão debate cobertura do uso de medicamento oral e domiciliar contra o câncer
Ler mais
Comissão aprova proposta que elimina carência para concessão de auxílio a doadores de órgãos
Comissão aprova proposta que elimina carência para concessão de auxílio a doadores de órgãos
Ler mais
Revisão da Vida Toda’ pode ser julgado pelo supremo ainda este mês
Revisão da Vida Toda’ pode ser julgado pelo supremo ainda este mês
Ler mais
O país em que resido não tem Acordo Previdenciário com o Brasil, como fica minha aposentadoria?
O país em que resido não tem Acordo Previdenciário com o Brasil, como fica minha aposentadoria?
Ler mais
Quais as chances do INSS liberar abono extra de R$ 2 mil e 14° salário aos aposentados?
Quais as chances do INSS liberar abono extra de R$ 2 mil e 14° salário aos aposentados?
Ler mais
DESLEALDADE FOI PERPETUADA CONTRA APOSENTADOS ?
DESLEALDADE FOI PERPETUADA CONTRA APOSENTADOS ?
Ler mais
Beneficiários do INSS serão atingidos negativamente com novo Bolsa Família
Beneficiários do INSS serão atingidos negativamente com novo Bolsa Família
Ler mais
Câmara aprova MP que altera regras trabalhistas e renova programa de redução de jornada
Câmara aprova MP que altera regras trabalhistas e renova programa de redução de jornada
Ler mais
Aprovada pelo Senado a suspensão de prova de vida do INSS até dezembro
Aprovada pelo Senado a suspensão de prova de vida do INSS até dezembro
Ler mais
O que é ser um contribuinte facultativo do INSS ?
O que é ser um contribuinte facultativo do INSS ?
Ler mais
Relatora reafirma importância da presença de diferentes setores em conselhos de idosos
Relatora reafirma importância da presença de diferentes setores em conselhos de idosos
Ler mais
Comissão aprova dispensa de exame de revisão para aposentado por invalidez e beneficiário do BPC
Comissão aprova dispensa de exame de revisão para aposentado por invalidez e beneficiário do BPC
Ler mais
O que fazer quando o plano de saúde nega algum pedido do beneficiário?
O que fazer quando o plano de saúde nega algum pedido do beneficiário?
Ler mais
É possível acumular duas Aposentadorias do INSS?
É possível acumular duas Aposentadorias do INSS?
Ler mais
Prova de vida do INSS: como fica após a suspensão pelo Senado
Prova de vida do INSS: como fica após a suspensão pelo Senado
Ler mais
Saiba o que fazer se a resposta do INSS demorar demais
Saiba o que fazer se a resposta do INSS demorar demais
Ler mais
Debatedores defendem políticas públicas voltadas prioritariamente para idosos que vivem no campo
Debatedores defendem políticas públicas voltadas prioritariamente para idosos que vivem no campo
Ler mais
Comissão discute regras de funcionamento de instituições para idosos
Comissão discute regras de funcionamento de instituições para idosos
Ler mais
Acerto trabalhista, como é realizado o cálculo?
Acerto trabalhista, como é realizado o cálculo?
Ler mais
Regras para se aposentar por idade mínima em 2021
Regras para se aposentar por idade mínima em 2021
Ler mais
Pedido de revisão de aposentadoria por Herdeiro foi autorizado pelo STJ
Pedido de revisão de aposentadoria por Herdeiro foi autorizado pelo STJ
Ler mais
INSS: Como comprovar tempo de trabalho sem carteira assinada para me aposentar
INSS: Como comprovar tempo de trabalho sem carteira assinada para me aposentar
Ler mais
Veja quando vale a pena abrir mão de atrasados do INSS para receber a grana antes
Veja quando vale a pena abrir mão de atrasados do INSS para receber a grana antes
Ler mais
Com umidade em 15%, domingo (15) fica entre os dias mais secos do ano no DF
Com umidade em 15%, domingo (15) fica entre os dias mais secos do ano no DF
Ler mais
Você conhece o auxílio-doença parental? Quem tem direito?
Você conhece o auxílio-doença parental? Quem tem direito?
Ler mais
Como requerer aposentadoria especial para os caminhoneiros?
Como requerer aposentadoria especial para os caminhoneiros?
Ler mais
Maternidade garante tempo de contribuição para a aposentadoria a mães argentinas
Maternidade garante tempo de contribuição para a aposentadoria a mães argentinas
Ler mais
Como receber aposentadoria de autônomo?
Como receber aposentadoria de autônomo?
Ler mais
Covid-19: por que idosos vacinados estão sendo internados?
Covid-19: por que idosos vacinados estão sendo internados?
Ler mais
INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefícios
INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefícios
Ler mais
APS Planaltina de Goiás começa a atender ao público
APS Planaltina de Goiás começa a atender ao público
Ler mais
INSS paga quase um salário extra em atrasados com inflação anual
INSS paga quase um salário extra em atrasados com inflação anual
Ler mais
Projeto isenta servidores inativos e pensionistas com doenças graves da contribuição previdenciária de 11%
Projeto isenta servidores inativos e pensionistas com doenças graves da contribuição previdenciária de 11%
Ler mais
Comissão aprova projeto que garante transporte exclusivo para cuidadores durante pandemia
Comissão aprova projeto que garante transporte exclusivo para cuidadores durante pandemia
Ler mais
Comissão aprova prioridade escalonada em favor dos mais idosos
Comissão aprova prioridade escalonada em favor dos mais idosos
Ler mais
Comissão aprova regulamentação de ressarcimento ao INSS, pelo agressor, em caso de violência doméstica
Comissão aprova regulamentação de ressarcimento ao INSS, pelo agressor, em caso de violência doméstica
Ler mais
Comissão aprova projeto que exige código de segurança para validar CPF e combater fraudes
Comissão aprova projeto que exige código de segurança para validar CPF e combater fraudes
Ler mais
Covid-19: Ministério da Saúde discute aplicação da terceira dose
Covid-19: Ministério da Saúde discute aplicação da terceira dose
Ler mais
Idosos voltam a estudar depois de aposentados e melhoram de vida
Idosos voltam a estudar depois de aposentados e melhoram de vida
Ler mais
ESQUECIMENTOS E CONFUSÃO MENTAL DEPOIS DOS 50
ESQUECIMENTOS E CONFUSÃO MENTAL DEPOIS DOS 50
Ler mais
Veja Se Você Pode Ser Prejudicado Com O Fim Da Aposentadoria Por Idade
Veja Se Você Pode Ser Prejudicado Com O Fim Da Aposentadoria Por Idade
Ler mais
Entenda Como Funciona A Aposentadoria Especial Do Eletricista
Entenda Como Funciona A Aposentadoria Especial Do Eletricista
Ler mais
PCDF prende falsos curandeiros que enganavam idosos para ganhar dinheiro
PCDF prende falsos curandeiros que enganavam idosos para ganhar dinheiro
Ler mais
Setembro, Mês Mundial da Doença de Alzheimer
Setembro, Mês Mundial da Doença de Alzheimer
Ler mais
Comissão aprova tratamento isonômico de idosos em instituições de longa permanência
Comissão aprova tratamento isonômico de idosos em instituições de longa permanência
Ler mais
Comissão aprova garantia para idosos de acesso a exames e tratamentos atualizados no SUS
Comissão aprova garantia para idosos de acesso a exames e tratamentos atualizados no SUS
Ler mais
OFÍCIO ENVIADO PELA PRESIDÊNCIA PARA A MARGEM SOCIAL. BOA NOTÍCIA.
OFÍCIO ENVIADO PELA PRESIDÊNCIA PARA A MARGEM SOCIAL. BOA NOTÍCIA.
Ler mais
Queiroga diz que 3ª dose vai começar por idosos e profissionais de saúde
Queiroga diz que 3ª dose vai começar por idosos e profissionais de saúde
Ler mais
Comissão aprova projeto que muda cobrança de Imposto de Renda para aposentados residentes no exterior
Comissão aprova projeto que muda cobrança de Imposto de Renda para aposentados residentes no exterior
Ler mais
Comissão aprova estímulos para a contratação de pessoas com deficiência além do exigido em lei
Comissão aprova estímulos para a contratação de pessoas com deficiência além do exigido em lei
Ler mais
Comissão debate privatização do Serpro e da Dataprev
Comissão debate privatização do Serpro e da Dataprev
Ler mais
Aplicativo da Caixa informa data da prova de vida e calendário do INSS
Aplicativo da Caixa informa data da prova de vida e calendário do INSS
Ler mais
Tire dez dúvidas sobre o novo pente-fino do INSS nos benefícios
Tire dez dúvidas sobre o novo pente-fino do INSS nos benefícios
Ler mais
Projeto oferece curso gratuito e online de informática para pessoas a partir de 50 anos no DF
Projeto oferece curso gratuito e online de informática para pessoas a partir de 50 anos no DF
Ler mais
Governo diz ​que há vacinas para aplicar 3ª dose em idosos a partir de setembro
Governo diz ​que há vacinas para aplicar 3ª dose em idosos a partir de setembro
Ler mais
Audiência debaterá fraudes na concessão de empréstimos consignados a aposentados
Audiência debaterá fraudes na concessão de empréstimos consignados a aposentados
Ler mais
Entidades pedem participação da sociedade na revisão de normas para centros de acolhimento de idosos
Entidades pedem participação da sociedade na revisão de normas para centros de acolhimento de idosos
Ler mais
O Assunto #521: Idosos, a Covid e a 3ª dose
O Assunto #521: Idosos, a Covid e a 3ª dose
Ler mais
Comissão Aprova Aposentadoria Especial Para Frentistas
Comissão Aprova Aposentadoria Especial Para Frentistas
Ler mais
Aposentadoria Rural: Quais São Os Documentos Impostos Pelo INSS?
Aposentadoria Rural: Quais São Os Documentos Impostos Pelo INSS?
Ler mais
Mudanças nos precatórios devem prejudicar beneficiados do INSS
Mudanças nos precatórios devem prejudicar beneficiados do INSS
Ler mais
MP limita Justiça gratuita e pode prejudicar segurados do INSS
MP limita Justiça gratuita e pode prejudicar segurados do INSS
Ler mais
Hoje é sábadooo!
Hoje é sábadooo!
Ler mais
Pedido no INSS pode segurar prazo da revisão da vida toda
Pedido no INSS pode segurar prazo da revisão da vida toda
Ler mais
Audiência debaterá campanha Agosto Branco de conscientização sobre câncer de pulmão
Audiência debaterá campanha Agosto Branco de conscientização sobre câncer de pulmão
Ler mais
Comissão aprova mecanismos em transporte coletivo para orientar pessoas com deficiência visual
Comissão aprova mecanismos em transporte coletivo para orientar pessoas com deficiência visual
Ler mais
Perícia médica presencial se torna obrigatória no pente fino do INSS; agende a sua
Perícia médica presencial se torna obrigatória no pente fino do INSS; agende a sua
Ler mais
Idosa faz aniversário de 120 anos e família sonha com recorde no Maranhão
Idosa faz aniversário de 120 anos e família sonha com recorde no Maranhão
Ler mais
Bom Domingo!
Bom Domingo!
Ler mais
Veja ações trabalhistas que garantem o aumento da aposentadoria do INSS
Veja ações trabalhistas que garantem o aumento da aposentadoria do INSS
Ler mais
Trabalhador com mais de 50 anos é alvo de minirreforma trabalhista
Trabalhador com mais de 50 anos é alvo de minirreforma trabalhista
Ler mais
Estudo revela idade em que metabolismo atinge pico e começa a cair
Estudo revela idade em que metabolismo atinge pico e começa a cair
Ler mais
Apuração sobre dados vazados do INSS está parada há dois anos
Apuração sobre dados vazados do INSS está parada há dois anos
Ler mais
Leitora espera diferença dos atrasados do INSS
Leitora espera diferença dos atrasados do INSS
Ler mais
Covid-19: internação e mortes de idosos voltam a crescer, apesar da vacinação
Covid-19: internação e mortes de idosos voltam a crescer, apesar da vacinação
Ler mais
Novo Salário Mínimo, Veja Quais Benefícios Do INSS Vão Mudar Em 2022
Novo Salário Mínimo, Veja Quais Benefícios Do INSS Vão Mudar Em 2022
Ler mais
CAIXA Trabalhador reúne novos serviços para quem é pensionista do INSS
CAIXA Trabalhador reúne novos serviços para quem é pensionista do INSS
Ler mais
Nova reforma trabalhista: 13° salário, FGTS e férias ficam ameaçadas
Nova reforma trabalhista: 13° salário, FGTS e férias ficam ameaçadas
Ler mais
INSS: Benefícios previdenciários de quem sofre de visão monocular
INSS: Benefícios previdenciários de quem sofre de visão monocular
Ler mais
Caixa começa a depositar o lucro do FGTS 2021
Caixa começa a depositar o lucro do FGTS 2021
Ler mais
Aposentados do INSS vão receber R$ 1,2 bi em atrasados da Justiça Federal
Aposentados do INSS vão receber R$ 1,2 bi em atrasados da Justiça Federal
Ler mais
Comissão aprova seguro-desemprego para pescador atingido por dano ambiental
Comissão aprova seguro-desemprego para pescador atingido por dano ambiental
Ler mais
Deputado quer barrar concessão indevida de consignado para beneficiários do INSS
Deputado quer barrar concessão indevida de consignado para beneficiários do INSS
Ler mais
Comissão aprova projeto que permite ao idoso cancelar doação feita durante calamidade pública
Comissão aprova projeto que permite ao idoso cancelar doação feita durante calamidade pública
Ler mais
Comissão aprova fornecimento de EPIs e insumos a instituições de idosos na pandemia
Comissão aprova fornecimento de EPIs e insumos a instituições de idosos na pandemia
Ler mais
Com avanço da variante Delta, governo deve começar a aplicar terceira dose da vacina contra Covid
Com avanço da variante Delta, governo deve começar a aplicar terceira dose da vacina contra Covid
Ler mais
Veja o que fazer se perdeu o prazo de saque da revisão do artigo 29 do INSS
Veja o que fazer se perdeu o prazo de saque da revisão do artigo 29 do INSS
Ler mais
Tribunal afasta a reforma da Previdência em prol do melhor benefício
Tribunal afasta a reforma da Previdência em prol do melhor benefício
Ler mais
Quais as regras da aposentadoria da pessoa com deficiência?
Quais as regras da aposentadoria da pessoa com deficiência?
Ler mais
O que fazer se o INSS atrasou o pagamento da sua aposentadoria
O que fazer se o INSS atrasou o pagamento da sua aposentadoria
Ler mais
Fibromialgia dá direito a algum benefício do INSS?
Fibromialgia dá direito a algum benefício do INSS?
Ler mais
Auxílio inclusão começa quando? Benefício de R$ 550 foi divulgado pelo INSS
Auxílio inclusão começa quando? Benefício de R$ 550 foi divulgado pelo INSS
Ler mais
Covid-19: Quais são os sintomas da variante Delta?
Covid-19: Quais são os sintomas da variante Delta?
Ler mais
Donas de casa podem se aposentar no Brasil? Entenda as regras
Donas de casa podem se aposentar no Brasil? Entenda as regras
Ler mais
INSS: calendário de pagamento das aposentadorias e pensões começou quarta-feira (25)
INSS: calendário de pagamento das aposentadorias e pensões começou quarta-feira (25)
Ler mais
Médicos defendem a aplicação da 3ª dose em pessoas acima dos 60 anos
Médicos defendem a aplicação da 3ª dose em pessoas acima dos 60 anos
Ler mais
Relator deve apresentar até o fim do ano parecer sobre mudanças na Lei dos Planos de Saúde
Relator deve apresentar até o fim do ano parecer sobre mudanças na Lei dos Planos de Saúde
Ler mais
Comissão debate fortalecimento de instituições que abrigam idosos
Comissão debate fortalecimento de instituições que abrigam idosos
Ler mais
Veja como receber os atrasados do INSS após vitória na Justiça
Veja como receber os atrasados do INSS após vitória na Justiça
Ler mais
Iluminação em laranja do Congresso apoia campanha sobre a esclerose múltipla
Iluminação em laranja do Congresso apoia campanha sobre a esclerose múltipla
Ler mais
Comissão debate proposta que cria carteira de vacinação digital
Comissão debate proposta que cria carteira de vacinação digital
Ler mais
Pacientes pedem que SUS forneça medicamento usado no tratamento da atrofia muscular
Pacientes pedem que SUS forneça medicamento usado no tratamento da atrofia muscular
Ler mais
Sabadou!
Sabadou!
Ler mais
“Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural” destaca um dos tumores mais incidentes
“Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural” destaca um dos tumores mais incidentes
Ler mais
Peça o pior benefício do INSS, mesmo querendo o melhor
Peça o pior benefício do INSS, mesmo querendo o melhor
Ler mais
Confira como fugir dos golpes em aposentadorias e pensões
Confira como fugir dos golpes em aposentadorias e pensões
Ler mais
Saiba aumentar a renda do INSS com a revisão do melhor benefício
Saiba aumentar a renda do INSS com a revisão do melhor benefício
Ler mais
Audiência debaterá campanha de prevenção às doenças cardiovasculares
Audiência debaterá campanha de prevenção às doenças cardiovasculares
Ler mais
Audiência debaterá tratamento de câncer de pele pelo SUS
Audiência debaterá tratamento de câncer de pele pelo SUS
Ler mais
Comissão aprova substituição de termo idoso por pessoa idosa em cinco leis
Comissão aprova substituição de termo idoso por pessoa idosa em cinco leis
Ler mais
Comissão aprova regras de visitação a instituições que acolhem idosos
Comissão aprova regras de visitação a instituições que acolhem idosos
Ler mais
Comissão debate fortalecimento de instituições para idosos
Comissão debate fortalecimento de instituições para idosos
Ler mais
Comissão aprova proposta que estende por 5 anos a pensão para viúvo de pessoa com deficiência
Comissão aprova proposta que estende por 5 anos a pensão para viúvo de pessoa com deficiência
Ler mais
Veja as revisões para aumentar a pensão por morte do INSS
Veja as revisões para aumentar a pensão por morte do INSS
Ler mais
Automedicação traz riscos à saúde e pode agravar sintomas
Automedicação traz riscos à saúde e pode agravar sintomas
Ler mais
Quer saber se pode se aposentar pelas regras de transição? Entenda.
Quer saber se pode se aposentar pelas regras de transição? Entenda.
Ler mais
INSS lança novas regras que podem bloquear benefícios
INSS lança novas regras que podem bloquear benefícios
Ler mais
Como fazer para economizar dinheiro em tempos de crise?
Como fazer para economizar dinheiro em tempos de crise?
Ler mais
Quais as regras para a aposentadoria do Servidor Público?
Quais as regras para a aposentadoria do Servidor Público?
Ler mais
Quais fora as mudanças na aposentadoria do professor após a reforma?
Quais fora as mudanças na aposentadoria do professor após a reforma?
Ler mais
Aviso prévio é considerado como contribuição para a aposentadoria?
Aviso prévio é considerado como contribuição para a aposentadoria?
Ler mais
Entenda tudo sobre acidente de trabalho e como proceder caso aconteça
Entenda tudo sobre acidente de trabalho e como proceder caso aconteça
Ler mais
Chuvas podem atingir o DF nesta terça-feira. A máxima chegará aos 29°C
Chuvas podem atingir o DF nesta terça-feira. A máxima chegará aos 29°C
Ler mais
Butantan muda cronograma após exclusão da CoronaVac das doses de reforço
Butantan muda cronograma após exclusão da CoronaVac das doses de reforço
Ler mais
Saiba quando desistir da aposentadoria para ter um valor maior
Saiba quando desistir da aposentadoria para ter um valor maior
Ler mais
Comissão aprova projeto que favorece inserção cultural das pessoas idosas
Comissão aprova projeto que favorece inserção cultural das pessoas idosas
Ler mais
Teto do INSS deve ser de R$ 6.843 em 2022; veja para quanto pode ir sua aposentadoria
Teto do INSS deve ser de R$ 6.843 em 2022; veja para quanto pode ir sua aposentadoria
Ler mais
Anticorpo monoclonal é esperança na terapia contra o Alzheimer
Anticorpo monoclonal é esperança na terapia contra o Alzheimer
Ler mais
STF decide que auxílio-acompanhante não pode ser para outras aposentadorias
STF decide que auxílio-acompanhante não pode ser para outras aposentadorias
Ler mais
Informações essenciais sobre a Perícia do INSS para sanar suas maiores dúvidas
Informações essenciais sobre a Perícia do INSS para sanar suas maiores dúvidas
Ler mais
Como o servidor público pode se reintegrar ao cargo depois da aposentadoria?
Como o servidor público pode se reintegrar ao cargo depois da aposentadoria?
Ler mais
Novo salário mínimo de 2022 vai mudar valor dos benefícios do INSS
Novo salário mínimo de 2022 vai mudar valor dos benefícios do INSS
Ler mais
Conta de luz vai pesar no bolso do brasiliense. Saiba como economizar
Conta de luz vai pesar no bolso do brasiliense. Saiba como economizar
Ler mais
Dados de pesquisa sobre 3ª dose da Coronavac já estão em Oxford para análise
Dados de pesquisa sobre 3ª dose da Coronavac já estão em Oxford para análise
Ler mais
Depressão vai dar direito ao auxílio-doença do INSS?
Depressão vai dar direito ao auxílio-doença do INSS?
Ler mais
Aposentadoria do INSS: quais são os direitos das donas de casa?
Aposentadoria do INSS: quais são os direitos das donas de casa?
Ler mais
INSS amplia jornada de servidor para reduzir fila de requerimentos
INSS amplia jornada de servidor para reduzir fila de requerimentos
Ler mais
Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez lideram lista de atrasados do INSS
Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez lideram lista de atrasados do INSS
Ler mais
Debatedores defendem mais recursos no Orçamento para instituições de longa permanência de idosos
Debatedores defendem mais recursos no Orçamento para instituições de longa permanência de idosos
Ler mais
Comissão debate detecção precoce do câncer de mama no SUS
Comissão debate detecção precoce do câncer de mama no SUS
Ler mais
Saiba quem consegue se aposentar pelo teto do INSS
Saiba quem consegue se aposentar pelo teto do INSS
Ler mais
Demência: uma doença esquecida, mas em plena atualidade
Demência: uma doença esquecida, mas em plena atualidade
Ler mais
Meu INSS: Como desbloquear o benefício pelo aplicativo?
Meu INSS: Como desbloquear o benefício pelo aplicativo?
Ler mais
Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro
Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro
Ler mais
Feliz sábado para todos!
Feliz sábado para todos!
Ler mais
Comissão aprova permissão de uso de recursos do Fundo do Idoso em ações ligadas ao envelhecimento precoce
Comissão aprova permissão de uso de recursos do Fundo do Idoso em ações ligadas ao envelhecimento precoce
Ler mais
Sancionada lei que altera a prova de vida dos aposentados do INSS
Sancionada lei que altera a prova de vida dos aposentados do INSS
Ler mais
Comissão aprova seguro-desemprego e FGTS a trabalhador doméstico em caso de morte de empregador
Comissão aprova seguro-desemprego e FGTS a trabalhador doméstico em caso de morte de empregador
Ler mais
Fila do INSS passa de 1,8 milhão de pedidos; veja documentos para destravar seu benefício
Fila do INSS passa de 1,8 milhão de pedidos; veja documentos para destravar seu benefício
Ler mais
Seca: umidade pode chegar a 15% neste sábado no Distrito Federal
Seca: umidade pode chegar a 15% neste sábado no Distrito Federal
Ler mais
Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira; veja programação
Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira; veja programação
Ler mais
Aliciamento de idosos à contratação de empréstimos financeiros
Aliciamento de idosos à contratação de empréstimos financeiros
Ler mais
Festival Play Pause de Cinema | A Bicicleta do Vovô
Festival Play Pause de Cinema | A Bicicleta do Vovô
Ler mais
Patrão transfere para o INSS a conta do salário da gestante
Patrão transfere para o INSS a conta do salário da gestante
Ler mais
Saiba como consultar extrato de pagamento e empréstimo pelo Meu INSS
Saiba como consultar extrato de pagamento e empréstimo pelo Meu INSS
Ler mais
Terceira dose contra a Covid-19 em idosos e vacinação em adolescentes tranquilizam pais e filhos em SP
Terceira dose contra a Covid-19 em idosos e vacinação em adolescentes tranquilizam pais e filhos em SP
Ler mais
Dengue: DF registra 19,6 mil casos prováveis; veja balanço por região
Dengue: DF registra 19,6 mil casos prováveis; veja balanço por região
Ler mais
Atrasados do INSS: Justiça libera R$ 1,17 bilhão em valores para aposentados
Atrasados do INSS: Justiça libera R$ 1,17 bilhão em valores para aposentados
Ler mais
PL prevê que trabalhadores vão arcar com a perícia durante ação judicial
PL prevê que trabalhadores vão arcar com a perícia durante ação judicial
Ler mais
Pensão por morte: neto pode assegurar esse benefício?
Pensão por morte: neto pode assegurar esse benefício?
Ler mais
Benefício de R$ 550 será liberado em outubro pelo INSS
Benefício de R$ 550 será liberado em outubro pelo INSS
Ler mais
Quais são os direitos previdenciários do trabalhador com câncer?
Quais são os direitos previdenciários do trabalhador com câncer?
Ler mais
INSS avisa que pedido pode estar travado por falta de documentos enviados
INSS avisa que pedido pode estar travado por falta de documentos enviados
Ler mais
Regras da aposentadoria proporcional não são mais válidas após Reforma
Regras da aposentadoria proporcional não são mais válidas após Reforma
Ler mais
Tire as dez principais dúvidas sobre os atrasados do INSS
Tire as dez principais dúvidas sobre os atrasados do INSS
Ler mais
CCJ debate proposta que altera regras para pagamento de precatórios
CCJ debate proposta que altera regras para pagamento de precatórios
Ler mais
7 milhões de aposentados e pensionistas precisam fazer a prova de vida do INSS
7 milhões de aposentados e pensionistas precisam fazer a prova de vida do INSS
Ler mais
Período de graça do INSS: quem tem direito e como funciona
Período de graça do INSS: quem tem direito e como funciona
Ler mais
Acidente de trabalho: Como resolver a demora na concessão do benefício?
Acidente de trabalho: Como resolver a demora na concessão do benefício?
Ler mais
Foi infectado com COVID-19? Saiba os direitos trabalhistas garantidos
Foi infectado com COVID-19? Saiba os direitos trabalhistas garantidos
Ler mais
Salário mínimo 2022 vai mexer com os valores do INSS
Salário mínimo 2022 vai mexer com os valores do INSS
Ler mais
Comissão discute a importância do cuidador das pessoas com deficiências e idosos
Comissão discute a importância do cuidador das pessoas com deficiências e idosos
Ler mais
Comissão discute experiências inovadoras no tratamento de doenças crônicas
Comissão discute experiências inovadoras no tratamento de doenças crônicas
Ler mais
Comissão debate situação de idosos LGBTQIA+ em abrigos de longa permanência
Comissão debate situação de idosos LGBTQIA+ em abrigos de longa permanência
Ler mais
INSS tem novas regras para reagendar perícias médicas
INSS tem novas regras para reagendar perícias médicas
Ler mais
Quem pode ser considerado dependente do INSS?
Quem pode ser considerado dependente do INSS?
Ler mais
Carnê GPS de recolhimento do INSS vai acabar
Carnê GPS de recolhimento do INSS vai acabar
Ler mais
Veja as revisões mais pedidas no INSS e saiba aumentar a aposentadoria
Veja as revisões mais pedidas no INSS e saiba aumentar a aposentadoria
Ler mais
Tradições reinventadas: como as famílias se adaptaram à pandemia
Tradições reinventadas: como as famílias se adaptaram à pandemia
Ler mais
Calendário do INSS para pagamentos em setembro; cronograma divulgado
Calendário do INSS para pagamentos em setembro; cronograma divulgado
Ler mais
A família do segurado falecido precisa dar baixa no INSS?
A família do segurado falecido precisa dar baixa no INSS?
Ler mais
INSS: não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição
INSS: não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição
Ler mais
BPC: conheça as novas regras que começarão a valer em 2022
BPC: conheça as novas regras que começarão a valer em 2022
Ler mais
Como evitar descontos não autorizados na aposentadoria?
Como evitar descontos não autorizados na aposentadoria?
Ler mais
INSS divulga novas orientações para a remarcação de perícia médica
INSS divulga novas orientações para a remarcação de perícia médica
Ler mais
Descubra como receber o teto da aposentadoria do INSS
Descubra como receber o teto da aposentadoria do INSS
Ler mais
Compreenda o que é a estabilidade pré-aposentadoria
Compreenda o que é a estabilidade pré-aposentadoria
Ler mais
Aposentados já sacaram R$ 6,3 bi do FGTS; veja quem tem direito
Aposentados já sacaram R$ 6,3 bi do FGTS; veja quem tem direito
Ler mais
Comissão debate indução de idosos à contratação de empréstimos
Comissão debate indução de idosos à contratação de empréstimos
Ler mais
Comissão aprova projeto que isenta de impostos alimentos para diabéticos
Comissão aprova projeto que isenta de impostos alimentos para diabéticos
Ler mais
Justiça manda INSS pagar indenização por demora na aposentadoria
Justiça manda INSS pagar indenização por demora na aposentadoria
Ler mais
Doenças dos olhos podem ser primeiros sinais de demência, aponta pesquisa
Doenças dos olhos podem ser primeiros sinais de demência, aponta pesquisa
Ler mais
Companhia lança espetáculo de dança para cadeirantes
Companhia lança espetáculo de dança para cadeirantes
Ler mais
O que é a Pensão Unificada e como pedir?
O que é a Pensão Unificada e como pedir?
Ler mais
INSS: 200 mil auxílios disponibilizados sem a perícia médica poderão ser revisionados
INSS: 200 mil auxílios disponibilizados sem a perícia médica poderão ser revisionados
Ler mais
Quem nunca contribuiu, pode assegurar a aposentadoria?
Quem nunca contribuiu, pode assegurar a aposentadoria?
Ler mais
Pedido de vista adia votação da PEC dos Precatórios na CCJ
Pedido de vista adia votação da PEC dos Precatórios na CCJ
Ler mais
Saiba por quanto tempo você vai receber o auxílio-doença
Saiba por quanto tempo você vai receber o auxílio-doença
Ler mais
Auxílio Inclusão começa a ser pago em outubro
Auxílio Inclusão começa a ser pago em outubro
Ler mais
Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito
Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito
Ler mais
Aposentada se forma em artes cênicas aos 78 anos no DF: Sonhos não envelhecem
Aposentada se forma em artes cênicas aos 78 anos no DF: Sonhos não envelhecem
Ler mais
Dose de reforço contra Covid-19 só deve ser oferecida no DF a partir de outubro, diz Ibaneis
Dose de reforço contra Covid-19 só deve ser oferecida no DF a partir de outubro, diz Ibaneis
Ler mais
Veja dez casos em que o INSS pode cortar o auxílio-doença e saiba ter a renda de volta
Veja dez casos em que o INSS pode cortar o auxílio-doença e saiba ter a renda de volta
Ler mais
Pessoas de 70 a 79 anos voltam a ser principais vítimas da Covid; 3ª dose começa a ser aplicada
Pessoas de 70 a 79 anos voltam a ser principais vítimas da Covid; 3ª dose começa a ser aplicada
Ler mais
Confira como se aposentar se a empresa não pagou o INSS
Confira como se aposentar se a empresa não pagou o INSS
Ler mais
4,9 milhões ainda têm que fazer a prova de vida do INSS
4,9 milhões ainda têm que fazer a prova de vida do INSS
Ler mais
Para Lira, limite anual para pagamento de precatórios é positivo
Para Lira, limite anual para pagamento de precatórios é positivo
Ler mais
Posso acumular duas aposentadorias do INSS?
Posso acumular duas aposentadorias do INSS?
Ler mais
Como obter a Certidão Negativa do INSS?
Como obter a Certidão Negativa do INSS?
Ler mais
CCJ aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios
CCJ aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios
Ler mais
Ministério da Justiça pede mais transparência nos reajustes de planos de saúde coletivos
Ministério da Justiça pede mais transparência nos reajustes de planos de saúde coletivos
Ler mais
Comissão aprova aumento do valor da aposentadoria por incapacidade permanente
Comissão aprova aumento do valor da aposentadoria por incapacidade permanente
Ler mais
Comissão aprova proposta que prevê isenção fiscal na compra de aparelhos que facilitam a audição
Comissão aprova proposta que prevê isenção fiscal na compra de aparelhos que facilitam a audição
Ler mais
Terceira dose aumenta proteção contra a covid-19 em idosos, mostra estudo
Terceira dose aumenta proteção contra a covid-19 em idosos, mostra estudo
Ler mais
Covid: idosos em Instituições de Longa Permanência receberão 3ª dose
Covid: idosos em Instituições de Longa Permanência receberão 3ª dose
Ler mais
Auxílio-doença para gestantes afastadas durante a pandemia
Auxílio-doença para gestantes afastadas durante a pandemia
Ler mais
O que fazer quando a aposentadoria vai parar na Justiça?
O que fazer quando a aposentadoria vai parar na Justiça?
Ler mais
Idade avançada pode aumentar risco de ocorrer queda em casa
Idade avançada pode aumentar risco de ocorrer queda em casa
Ler mais
Veja quem terá atrasados do INSS neste ano e em 2022
Veja quem terá atrasados do INSS neste ano e em 2022
Ler mais
Pedido de pensão por morte prescreve em cinco anos
Pedido de pensão por morte prescreve em cinco anos
Ler mais
Justiça garante auxílio-doença do INSS para dona de casa
Justiça garante auxílio-doença do INSS para dona de casa
Ler mais
Fique atento!
Fique atento!
Ler mais
Comissão aprova projeto que destina 3% de ingressos gratuitos para idosos de baixa renda em eventos
Comissão aprova projeto que destina 3% de ingressos gratuitos para idosos de baixa renda em eventos
Ler mais


Endereço: SBN Quadra 2 Bloco J
Edifício Eng. Paulo Maurício Sala 313
Asa Norte Brasília-DF
CEP: 70.040-905
Telefones: (61)3425-3209 / whatsapp 99928-8185
Atendimento: Segunda a Sexta de 8:00 às 17:00h
E-mail: atendimentofapdf2@gmail.com / fapdf2021@gmail.com
Site: www.fapdf.org.br
Endereço: SDS (CONIC) Bloco R Lote 28
Edifício Venâncio V (5) Sala 403
Asa Sul Brasília-DF
CEP: 70.393-904
Telefones: (61)3425-3209 / whatsapp 99928-8185
Atendimento: Segunda a Sexta de 8:00 às 17:00h
E-mail: atendimentofapdf2@gmail.com / fapdf2021@gmail.com
Site: www.fapdf.org.br