Atividades para Idosos – Guia completo

Exercícios físicos e para a mente são fundamentais para a manutenção da independência e qualidade de vida do indivíduo.


Você já chegou à velhice, ou tem um ente querido nessa idade? Tem trabalhado atividades para idosos, melhorando a capacidade funcional do corpo?


A cada ano, a expectativa de vida do ser humano aumenta. Afinal, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia permite a descoberta de doenças mais precocemente, entrega qualidade de vida, prevenção de problemas, e cura mais rápida e facilitada.


Há ainda de se destacar os bons hábitos de vida comuns hoje, como a alimentação e realização de atividades para o corpo e mente. A necessidade desses hábitos é repetida à exaustão por médicos, pela televisão, por campanhas. E a cada dia, conseguem mais adeptos. Melhor viver com qualidade do que manter costumes que farão mal no futuro, não é mesmo?!


Citemos um exemplo: quando o indivíduo é mais novo, pode ter o costume de se alimentar mal. Hambúrgueres, pizza, cachorro quente, salgadinhos diversos. Tudo bem, na juventude seu corpo tem ótimo metabolismo, queima a gordura mais rapidamente e não sofre tanto os efeitos deste mau comportamento.



Só que com o tempo o organismo não é mais o mesmo. As funções do corpo se tornam mais demoradas, a queima de gordura é lenta. Situações que favorecem o acúmulo de colesterol, levam à pouca qualidade de vida e até mesmo ao risco de problemas graves, como o infarto.


Por outro lado, quando mantém práticas saudáveis, o indivíduo tende a ser mais saudável na velhice. Isso porque seu corpo será preparado, terá mais força quando as funções vitais diminuírem sua eficácia. Isso, então, melhora sua expectativa de vida.


Só que não adianta muito prezar pela saúde na juventude, e deixá-la de lado na velhice. Diante disso, as atividades para idosos são algo essencial na manutenção do bem estar. Além de para a mobilidade e resistência, elas trazem benefícios para o aspecto psicossocial do indivíduo, melhorando auto estima e segurança em si mesmo.



Por que se exercitar?


Quando dizemos que as funções do organismo perdem eficácia ao longo do envelhecimento, isso diz respeito a cada função. O metabolismo, a renovação de células, funções simples como bombeamento do sangue e respiração. Também a força dos ossos, dos músculos, o equilíbrio do tronco e a capacidade em manter o peso próprio ereto. Faz parte do envelhecimento.


Quando, no entanto, o idoso realiza atividades físicas, estes aspectos mudam. Os músculos, que seriam mais flácidos, mantém a rigidez. Os ossos, ao invés de sofrerem com o enfraquecimento, mantêm-se rígidos e capazes de erguer o corpo. O equilíbrio é trabalhado a cada movimento, e as quedas tornam-se menos frequentes


Além disso, o exercício do corpo libera substâncias importantes do corpo, que então prezam pela manutenção do bom funcionamento de todo o sistema.


A flexibilidade e rapidez de movimentos são igualmente trabalhados. Além disso, os exercícios ajudam a combater a diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol, tão perigoso a doenças cardíacas.


Outro aspecto trabalhado com as atividades para idosos é a autoestima. Quando o indivíduo tem melhor capacidade funcional, ele se sente mais seguro de si. Isso significa que, não dependente de outra pessoa, ou pouco dependente, ele consegue encontrar hobbies e coisas que gosta de fazer. Quando isso não ocorre, podem acontecer casos de depressão, muito comuns nesta idade.


Aqui entram também as atividades para a mente. Exercícios em grupo, ou práticas que auxiliem na memória são igualmente importantes. Por isso, jogos como quebra cabeça, xadrez e encontros entre idosos durante a semana, com dança ou outros, podem fazer muito bem ao cotidiano desse indivíduo.


Outros benefícios das atividades para idosos


Além de vantagens exclusivas aos idosos, a prática de atividades físicas traz a este público benefícios também comuns aos mais jovens. O primeiro deles é a melhora na qualidade do sono. Isso porque a prática física libera adrenalina, que dá energia para o dia a dia. Ao longo das horas, porém, o hormônio diminui e traz ao organismo o cansaço ideal para uma boa noite de sono. Além disso, o esporte libera hormônio que melhoram o bem estar, também importantes para um momento tranquilo.


O sangue também circula de forma mais potente após a atividade, e assim leva oxigênio e nutrientes importantes a cada célula do corpo. Os níveis de colesterol bom (HDL) também melhoram no corpo, enquanto o do colesterol ruim (LDL) tem seus níveis diminuídos.


Graças ao esporte, há ainda o controle da glicemia no organismo. O estresse igualmente diminui, desenvolvendo melhor a saúde e o sistema imunológico do indivíduo.


Acompanhamento é fundamental!


Músculos e ossos, ao longo dos anos, vão perdendo sua tenacidade. Ou seja, a força e flexibilidade não são os mesmos na velhice. Por isso, o risco de lesões e quedas durante a prática de atividade físicas é maior que em outros públicos, e merece prevenção especial.


Dessa forma, antes da prática de qualquer esporte, o idoso deve passar por avaliação médica. Com alguns exames básicos e outros de imagem, o especialista poderá indicar as principais fraquezas do corpo, e analisar se elas deverão set trabalhadas ou não.


É o que acontece, por exemplo, no caso de uma lesão no joelho. Caso seja mais grave, pode ser mais indicado ao idoso a realização de fisioterapia, ao invés da atividade física. Por outro lado, o melhor pode ser não realizar nenhum movimento demasiado na região, ou então o esporte pode ser mais eficiente.


Outro ponto fundamental é que a prática da atividade física errada pode agravar problemas cardiovasculares, provocar desidratação e outros problemas. Por isso, também, a escolha do exercício mais adequado deve ser feita em conjunto.


Após ter um a atividade indicada, é essencial também que o idoso conte com o acompanhamento de um preparador físico. Este profissional está preparado para analisar os efeitos do esporte no corpo. Pode indicar ainda se as dores ou incômodos após a prática são comuns ou preocupantes. Como no caso de uma dor muscular: com o exercício, ela é comum, mas também pode ser provocada por fadiga ou estiramento.

Um comentário em “Atividades para Idosos – Guia completo

  • janeiro 19, 2019 em 12:02 am
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    Acho que vocês estão certos.

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